quinta-feira, 14 de julho de 2011

Sentindo o sol em câncer...

Lua quase transbordando e eu começo a escrever sobre câncer, signo regido por Ela. Signo Yin. E a palavra que me vem à cabeça é: Fluxo.

Uma imagem que ilustra bem a água de câncer é o rio, o rio que flui. E eu só tomei consciência disso há alguns dias atrás, quando percebi, no corpo, no desgaste dele, no seu cansaço, a minha tendência a estar o tempo todo contra o fluxo, nadando contra a corrente. Foi aí que veio o insight: O sol está em câncer e tudo o que eu tenho que fazer agora é relaxar e me render ao que esse momento pede: introspecção, casa, recolhimento,comidinhas gostosas feitas com carinho, olhar pra dentro, entrega ao ritmo do universo, entrega aos sentimentos.

Assim eu fiz (é essa a astrologia aplicada sobre a qual falei anteriormente) e o ensinamento que ficará, mesmo quando o sol começar a passear pelo zodíaco e sair de câncer (afinal o conhecimento consciente e sentido se instala em nós), é esse: RENDA-SE!

Renda-se aos sentimentos e às emoções que estão borbulhando dentro de você, renda-se ao cansaço do seu corpo (é inverno!), renda-se à sua confusão e espere ela passar. Passividade não é uma coisa negativa - essa é a energia do momento.

Mas atenção! A passividade de câncer gesta nossas ações futuras (câncer está ligado à maternidade, não por acaso: Ninguém pari algo ou alguém do nada! É preciso esperar que as coisas tomem forma dentro de nós). Câncer é a espera silenciosa, o devagar e sempre.

Eu só reparei nisso tudo agora! E tenho certeza que só compreendi dessa forma porque estou mais sensível, justamente porque o sol está brilhando carinhosa e acolhedoramente nesse signo...

É claro que cada signo possui muitas dimensões. Muitas características cancerianas não foram mencionadas aqui nesse texto porque não foram elas que eu vivenciei. Mas deixo algumas outras palavras-chave/expressões do signo para que quem me leia possa identificá-las na sua própria experiência: nutrição, ressentimento [ou sentimento em dobro -rs], mágoa, doação, necessidade de segurança, flutuação de humor, cuidado, timidez, intuição, persistência [ou água mole em pedra dura], defesa, carapaça, passado, saudade, nostalgia, memória.)

O que você está sentindo?

3 comentários:

  1. Caramba, como me identifiquei... Este momento esta mais dificil, mesmo que a palavra da ordem seja fluidez...talvez seja esta gestação que esteja tao dificil. Alterações de humor? SIIIIM, magoazinha, necessidade de segurança, defesa, preguiça...
    Tudo isso e mais um pouquinho!
    Que venha o parto!
    adorei lindona, a iniciativa que nos ajuda a entender os sentimentos/sensações terrenas atraves das lições astrais.
    Te amuuuu

    ResponderExcluir
  2. Alegria porque minha obra na Villa Hy Brasil está quase pronta para receber a filiar da Dharma Filmes, minha empresa (e as bruxinhas); e por estar amando, nutrindo e sendo nutrida. Temas cancerianos demais, não??

    Adorei seu blog e seu jeito de escrever. Meus parabéns! Que bom q vc existe e que tem a generosidade de compartilhar seus talentos com o mundo.

    Vida longa ao seu blog, nós merecemos!
    Bjo da amiga dançarina, Ana Cristina

    ResponderExcluir
  3. Parábens pelo texto e pela iniciativa do blog, querida! Linguagem simples, sucinta, acessível, gostosa de ler. Sensível como vc!

    Sucesso e bjs!

    ResponderExcluir